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quarta-feira, 1 de agosto de 2007

Estimulando sensações pelo design

Como vender perfume através de um meio sem cheiro?

Reflect.com é uma loja virtual que vende cosméticos pela Web. Mas não é qualquer cosmético, você pode encomendar produtos altamente personalizados. Escolhe os ingredientes, as cores, as texturas e até escreve um nome na embalagem.

O mais fantástico é o esforço para criar uma experiência sensitiva rica usando belas imagens e textos adjetivados.Sou um cara completamente anti-vaidade, mas tenho a certeza de quem gosta disso vai se sentir muito próximo do produto. Talvez até mais do que com ele na mão numa loja real.

reflect_fragancia.jpg

Eles tem até a coragem de vender uma colônia personalizada através de um meio completamente inodoro. Primeiro, eles fazem algumas perguntas com relação ao estilo e uso pretendido. Depois é que começa o show. Você passa por várias telas de imagens que descrevem os seu tipo psicológico. Você escolhe as imagens que mais se atrai. Numa tela, por exemplo, você pode escolher entre:

  • Oceano agitado (onda quebrando)
  • Desabrochar da manhã (flores)
  • Madeiras suaves (bosque de outono)

Porém, às vezes a magia se quebra. Toda a sensação de controle que você tem por estar fazendo um shampoo personalizado vai por água abaixo se você não quizer responder um formulário com 30 drop-downs sobre seu tipo de cabelo. No total, são pelo menos 60 cliques. Eu disse 60 cliques?! Meu Deus!

Se tirassem os drop-downs e colocassem uns radio-buttons, esse recorde digno do Guiness cairia pela metade. Se construíssem uma Rich Internet Applications, chuto que poderia ser reduzido a uns 5 cliques, caso fosse usado o pattern de afunilamento interativo (interactive narrowing). Basicamente, a interface vai fazendo perguntas cada vez mais específicas e as opções são determinadas pelas escolhas já feitas.

Feito em Flash, a interface poderia ser mais visual tal como o simulador de tinturas pra cabelo da Seda. O tamanho de algumas telas (que chega a 200 Kb) poderia ser reduzido pela metade. As transições e os preloaders diminuiriam a taxa de abandono, caso fossem usados para distorcer a noção de tempo.

Se você não clicou em nenhum link acima, pode estar pensando: "ué, pensei que tinha sido no Flash mesmo..." Não... foi feito todo em Javascript. Na realidade sem Javascript você não faz nada lá. Nem os links normais funcionam.


Autor

Frederick van Amstel - Quem? / Contato - 25/08/2004

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